quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Padre Miguel


    Padre Miguel é um bairro de classe média da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros de Bangu (oeste) e Realengo (leste). É lá que se situam as escolas de samba Mocidade e Unidos de Padre Miguel. Nos finais de semana, outra atração é o Ponto Chic, reduto boêmio do bairro. São também em Padre Miguel que se localizam as faculdades integradas  Simonsen (FIS).

A origem do nome do bairro de Padre Miguel
    O nome Padre Miguel homenageia monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón(1879-1947), considerado o maior benemérito da região desmembrada de Realengo em meados do século 20.
    Espanhol da aldeia de Dílar, na Granada, Espanha, padre Miguel chegou a Realengo com apenas 19 anos. O físico franzino não impediu que tivesse uma vida intensa em favor dos pobres, semeando escolas, creches e bibliotecas. Padre Miguel foi o reformador da Igreja Nossa Senhora da Conceição e o criador da primeira Escola Regular da Região, estendendo suas viagens de catequização aos engenhos de Nossa Senhora da Conceição da Pavuna e do Botafogo, pelo chamado "Caminho do Padre".
    Padre Miguel morreu em 1947 e está sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 16 de abril do mesmo ano foi criado o bairro de Padre Miguel. A figura do missionário espanhol é lembrada no busto e na praça que tem seu nome. Praça a qual se localiza no Bairro de Realengo, na Avenida Santa Cruz.
    O bairro e mais conhecido pela sua escola de samba e pela vila olímpica mestre André (em homenagem ao baterista da escola de samba da mocidade de Padre Miguel).
Ponto Chic

Os melhores da gastronomia da Zona Oeste

    A edição dessa semana do caderno Zona Oeste é mais do que especial: inteiramente dedicada ao concurso Água na Boca 2008, que elegeu os melhores restaurantes da região em cinco categorias. O Frango Chic, de Padre Miguel, que vende até 600 frangos por dia nos finais de semana, foi o grande campeão da competição, escolhido pela maioria dos 15 jurados do concurso
    Na categoria Frutos do Mar, a eleita foi a Tia Penha, tradicional casa de Pedra de Guaratiba, que começou com uma barraquinha na beira da estrada e hoje reúne três gerações da família em torno da mesa e da administração do restaurante. Entre os muitos bares e botequins da Zona Oeste, houve uma disputa acirrada. Enquanto os tradicionalíssimos Pretos no Branco e Chopp da Vila dividiram a segunda colocação com o novíssimo Botequim Modesto, o Boteco do Manolo, do Bangu Shopping, reinou absoluto na primeira colocação.
    Situação parecida aconteceu na categoria massas e pizzaria. Parmê e Bonna Pizza, que costumavam se revezar no primeiro lugar do concurso desde 2004 ficaram empatadas em segundo lugar, enquanto a Pizzaria Fornetto levou a melhor. Já na categoria churrascaria, não houve surpresas. O Braseiro conquistou o tetracampeonato com larga vantagem de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário