quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Padre Miguel recebe mutirão de combate à dengue

    Rio - A secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMDC) realizou um mutirão de prevenção e combate à dengue no bairro de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio. Cerca de 130 pessoas envolvidas na ação, que aconteceu em parceria com a Comlurb, Guarda Municipal e outros órgãos. A ação é foi uma etapa do projeto “Ação nos Bairros”.

   Os agentes de vigilância em saúde visitou os imóveis, levando orientações  e mensagens educativas aos moradores, identificou possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, eliminando-os e tratando-os com larvicida. Os garis cuidarão da limpeza das ruas e locais públicos, e a equipe de controle de roedores realizou o tratamento nas residências e vias públicas.

   Dez tendas ocuparam a Praça da Amendoeira, na descida do viaduto de Padre Miguel, e ofereceram serviços de informação e orientação sobre dengue, controle de roedores, tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, imunização e os benefícios da vacinação. Também foram abordadas práticas integrativas e complementares no auxílio do combate ao tabagismo; cuidados com a saúde bucal, amamentação, valorização da paternidade, direitos da criança e violência.

   Neste ano já foram realizados 13 mutirões nos bairros do Maracanã, Penha, Jacarezinho, Manguinhos, Catumbi, Acari, Maré, Parque Colúmbia, Vigário Geral, Anchieta, Santo Cristo, Gamboa, Rio das Pedras, Pavão-Pavãozinho, Ilha do Governador, Água Santa, Cidade de Deus e Oswaldo Cruz. Ao todo, os agentes visitaram mais de 120 mil imóveis, recolheram 142 toneladas de lixo e eliminaram cerca de 30 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Somente em 2010, a SMSDC realizou, até agosto, mais de 3,14 milhões de visitas domiciliares para combater os focos do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário