quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ética em Geoeco

Grupo de humanas


POLUIÇÃO VISUAL

Outro tipo de poluição que encontramos nos dias de hoje também em grande quantidade é a visual. Nos centros urbanos são comuns milhares de artigos publicitários estarem colados ou espalhados pelas ruas, gerando um caos. A poluição visual vai desde os orelhões com papéis colados, até os infindávies lixos nas ruas.
Porém, a poluição visual não pode ser total e exclusivamente associada a publicidade exagerada, mas também as ações de vandalismo presente em ruas, casas, escolas e quase todos os estabelecimentos; as chamadas pichações.Isso, bem como todo tipo de poluição visual gera desconforto espacial e visual aos que transitam pelo local.
O lixo exposto não orgânico, fios de eletricidade
e telefônicos, edificações com falta de manutenção e outros resíduos urbanos também são considerados poluição visual.
A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de an
úncios, logótipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa altivamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenómenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.
Em nosso bairro, além do lixo ex
posto, a pichão também é um mal presente. Muitos declaram amor, frases de vingança, homenagens e também suas próprias assinaturas. Propagam ideais e também facções criminosas, pichando portões e muros vizinhos. Colocam lixo em locais desapropriados o que acaba com a paisagem.
É nosso dever cuidar do lugar onde vivemos, p
reservá-lo, pois a poluição visual além de gerar acidentes no trânsito,pode colaborar para a difusão de ideias e rivalidade de forma errada.

Tainara

Nenhum comentário:

Postar um comentário