Leitura do Medidor
A leitura dos medidores eletromecânicos de eletricidade utilizados em baixa tensão é bastante simples, e pode ser facilmente acompanhada pelos clientes.
Medidores Analógicos
Possui quatro "reloginhos", que devem ser lidos da direita para a esquerda.
Cada "reloginho" indica, respectivamente, o valor da unidade, da dezena, da centena e do milhar, resultando em um número composto por quatro dígitos.
Sempre que o ponteiro marcador estiver entre dois algarismos, deve-se assumir sempre o algarismo de menor valor.
Quando o ponteiro do marcador estiver entre o 0 e 9, o menor será 9, pois neste caso o 0 estará valendo 10.
Quando o ponteiro estiver em cima de um número, verifique o ponteiro do "relógio" da direita. Se estiver entre 0 e 3, anota-se o número que o ponteiro do "relógio" está marcando. Se estiver fora deste intervalo, anota-se o número anterior do "relógio".
A leitura obtida, neste exemplo, é 1496.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibha5BQtiOicx7aEmDSp1zvXRKgWhZAZA424SxKkslo29FiJM372vKR8slHW_ME3e04LAJo0tyiX1xbDYe6LrgSW7cfT9k6K5Fpdh5pHHFaHvFXx160IA6IY85pr5jhwBcBKR6p1ASxxGR/s320/medido1.jpg)
Apresentam os algarismos indicados em formato digital.
O número composto por esses algarismos é o valor da leitura.
Como a leitura no equipamento é cumulativa, o consumo apresentado na conta de energia elétrica é resultado da diferença obtida entre a leitura registrada atual menos a última paga (que pode ser obtida na sua conta de luz), multiplicado pela constante do medidor (também disponível na sua conta de luz).
Pronto! Você já sabe efetuar a leitura corretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário