quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grupo de Exatas

Integrante: Alison

Ética & Cidadania no Bairro
A ética constittui um conjuntos de normas, informais e relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos indivíduos num determinado grupo.
A partir da opinião comum, ou seja, de um consenso entre as pessoas que convivem em comunidade sobre o que é correto ou não, geram-se regras que permitem as pessoas um convivio mais pacifico.
Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida a pessoa quando o grupo(o país onde ela mora, por exemplo) o reconhece como cidadão.
Construir um tabalho acadêmico não é tarefa individual, é fruto de uma ação coletiva, compartilhada.
A concretização desta tese foi permeada pela participação de muitas pessoas, em diferentes momentos, pois acredita-se que o sonho que se sonha junto não é só um sonho, é uma realidade.
Isso faz com que possamos compreender a necessidade de uma melhor valorização de tais princípios, como meio para atingirmos uma sociedade mais justa e integra.
Para tanto, buscaremos o entendimento da ética e da cidadania coomo tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento da qualquer sociedade, pois trabalha diretamente com a responsabilidade do ato moral-social, pois toda decisão é um problema teórico-ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo a qual nossos atos estão submetidos.
Entender a origem e a aplicação da éticae da cidadania no contexto social, é possível analisarmos em que rumo nosso país esta caminhando, e verificar quais retomadas de direções precisamos tomar. É importante que, estejamos prontos para discutir e refletir sobre a necessidade que a éttica e a cidadania temna formação de uma sociedade sadia.
Relacionado o texto mais ainda com o nosso Bairro, Padre Miguel resolvi mostrar entrar no assunto que seria a coleta seletiva, mais conhecida como RECICLAGEM, se pudermos notar, em alguns pontos de nosso Bairro a situação está precária em relação a Lixo como nessa imagem abaixo. Curiosamente situada no tereno proximo de um Instituto para jovens, engraçado né?

Muitas pessoas se perguntam se há um projeto de coleta seletiva em nosso Bairro, há sim, é o projeto Larte de Reciclar.


Fundado em 2003, presidido por Anderson Touchê e Rogério Preto, o Larte de Reciclar já assiste a 220 crianças, com lanche, dança de rua, aulas de percussão, grafite e escolinha de futebol e futsal.
Na sede, está sendo montada uma biblioteca e uma sala de informática depende da cessão de mais computadores, mais que já conta com a parceria da FIA ( instituição para menores) para aulas de informática.

Paralelamente, aos mais velhos, o Larte de Recilcar oferece o rojeto "Soldado Nunca Mais", referência a um dos cargos no tráfico.
- Queremos abraça-los antes que o tráfico os agarre, ou retirá-los de lá. Afirma Touchê, que é ex-jogador de futsal, à espera de doações.
Se nós não tomarmos uma iniciativa quem ira tomar por nós?
Devemos preservar mais o lugar aonde vivemos, além do mais quem sairá beneficiado com tudo isso, será a nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário