quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grupo de Códigos e Linguagens

Os diferentes tipos de texto


Nem sempre falamos ou escrevemos da mesma forma. Há ocasiões que pedem mais formalidade e outras em que ficamos mais à vontade. A maneira como nos comunicamos varia conforme o momento e aquilo que queremos transmitir. E é por isso que existem vários tipos de texto.

“E agora, as últimas notícias”

O texto informativo precisa ser bem claro, deve ir direto ao assunto. É o encontrado nos jornais, nas revistas, nos livros didáticos, manuais de jogos eletrônicos. Também é o usado nos noticiários de rádio e televisão. Quando você quiser dar uma notícia ou fazer um pedido a alguém, é melhor utilizar um texto do tipo informativo, bem simples e direto


“Do fundo do coração“

No texto emotivo, você transmite, além de fatos, as emoções que sente. É o mais utilizado em cartas entre amigos e nos diários nos quais algumas pessoas registram o seu dia-a-dia. Com ele, você conta suas alegrias, suas tristezas, suas esperanças. Nesse tipo de texto, aparecem mais sinais de pontuação, como pontos de exclamação e de interrogação, do que em outros tipos de texto.


“Compre, compre, compre”

O principal objetivo do texto de propaganda é convencer a pessoa à qual se dirige. É fácil encontrá-lo todos os dias, nos anúncios, nos cartazes de rua, nos folhetos, nos locais de compra da Internet. Você também usa esse tipo de texto: quando junta argumentos para convencer um colega a acompanhá-lo num passeio ou ajudá-lo num trabalho, por exemplo.


“Bom - dia, pessoal!”

Texto fático é o nome dado a palavras e expressões que procuram abrir uma comunicação com a pessoa à qual ele se destina. O “alô” que dizemos ao telefone, os cumprimentos, como “bom-dia”, as chamadas, como “oi, turma”, são exemplos desse tipo de texto. A sala de aula está cheia de exemplos desse tipo de comunicação.
Os apelos do professor, como “prestem atenção”, também são textos fáticos.


“O que isso quer dizer?”

O texto metalingüístico é o que trata da própria linguagem. Quando consultamos um dicionário ou uma gramática, encontramos esse tipo de texto. Ele também traz explicações sobre o significado das palavras, por isso você o usa de vez em quando.

Cada vez que diz ”isto é” e “ou seja”, começa um texto metalingüístico. Os trocadilhos são outro exemplo desse tipo de texto. Afinal, eles são uma brincadeira com a própria linguagem. Um exemplo: “Não confunda bife à milanesa com bife ali na mesa”.


“Nas asas do vento”

O texto poético é aquele que usa as palavras como uma forma de arte. Em histórias infantis, poemas e letras de música, as palavras são escolhidas e organizadas de maneira especial. O texto poético não se preocupa exclusivamente em dar informações a quem o ouve ou lê. Ele busca criar emoções, formar imagens novas, levar o leitor a novos mundos ou dimensões. Quem escreve, lê ou ouve um texto literário faz um trabalho no qual recria a realidade.


Diferentes tipos de linguagem


A linguagem verbal é realizada através de palavras, escrita ou oralmente. A linguagem verbal é um código que se realiza através de uma forma: Sons e letras. É um significado aceito pela comunidade.

A linguagem não verbal é também um código que tem forma e significado. Pode ser expresso pela cor, por exemplo: Sinais de trânsito ou pelo gesto positivo e negativo, sinais de cabeça sim ou não, gesto de telefonar e muitos outros.

Estes códigos são sintéticos, isto é, não se desmembram em partes como o verbal. Cada cor tem um significado no trânsito.

A linguagem de LIBRAS, utilizada pelos que tem problemas auditivos, também é um código não verbal. Para ser código é preciso que um dado sinal seja aceito e usado pela comunidade, mesmo que seja uma pequena comunidade.


Super Size Me: A Dieta do Palhaço

Tudo é maior nos Estados Unidos, eles têm os maiores carros, as maiores casas, as maiores empresas, a maior comida e por fim o maior povo.

Os Estados Unidos estão se tornando a nação mais gorda do mundo, quase 100 milhões de norte americanos são gordos ou obesos, mais de 60% dos adultos do país. Desde 1980 dobrou o número de norte americanos gordos ou obesos, o numero de crianças duplicou e, o de adolescentes triplicou. Qual é o estado mais gordo? Mississipi. Com 1/4 da população obesa.

Hoje as famílias saem sempre, estão pagando por isso, com dinheiro e também com a silhueta. Hoje a obesidade só perde para o cigarro como principal causa mortes evitáveis nos estados unidos com mais de 400, 000 mil mortes por ano, por doenças associáveis a ela. Em 2002 alguns nortes americanos cansaram-se de ser obesos e processaram as empresas.

Culparam as empresas de lanches pela obesidade e doenças. Em Nova York duas adolescentes deram entrada em um processo. Uma tem 14 anos, 1.45 de altura e pesa 70 Kg, a outra com 19 anos tem 1.65 de altura e pesa 122 Kg. O inimaginável estavam se tornando realidade as pessoas estavam processando o McDonald's por vender comida que quase todos nós sabemos que não é boa. Mesmo assim todo dia 1/4 dos norte americanos vai a uma lanchonete. Essa avidez por lanches não é só nos estados unidos, está acontecendo no mundo todo.

O McDonald's tem 30 mil lojas em 100 países em seis continentes, dá de comer a 46 milhões de pessoas todo dia, isso é mais do que toda a população da Espanha. Nos estados unidos o McDonald's responde por 43% do mercado de lanches, ele está em toda a parte, em aeroportos, áreas de descanso, postos de gasolina, estações, lojas de departamentos, parque de diversões e até em hospitais.

Os advogados do McDonald's disseram que o processo era incoerente, afirmando que os perigos eram reconhecidos, as meninas não podiam provar que o problema de peso era acusado só pela McDieta, com tudo o juiz decidiu que: Se os advogados demonstrarem que o McDonald's deseja que as pessoas comam a sua comida em todas as suas refeições todo dia, o que desse modo seria exageradamente perigoso, eles poderão prestar queixa.

As lanchonetes seriam as únicas culpadas por toda essa epidemia? Onde termina a responsabilidade pessoal e começa a responsabilidade empresarial? O lanche faz mal mesmo?

Quer dizer, o que aconteceria se você comesse só no McDonald's por um mês? Será que você estaria indo rápido rumo à obesidade? Seria excessivamente perigoso?


Por causa dessas perguntas que Morgan Spurlock, criou um documentário estadunidense de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por ele, um cineasta independente dos Estados Unidos da América.

À medida que o filme começa, Spurlock está fisicamente acima da media, como é demonstrado por três médicos (um cardiologista, um gastroenterologista, e um clínico geral), assim como uma nutricionista e um preparador físico. Ele é orientado pelos cinco para realizar a avaliação da sua saúde durante o mês de duração. Todos os profissionais da saúde predizem o "McMess" terá efeitos indesejáveis sobre seu corpo, porém ninguém esperava nada demasiado drástico, citando que o corpo humano como "extremamente adaptável".

Morgan Spurlock começa o mês com um café da manhã perto de sua casa em Manhattan, onde há em média quatro McDonald's (e 66.950 habitantes) por milha quadrada (1,6 km ²). Também opta por viajar em taxis com maior freqüência, já que pretende manter as distancias que caminha em linha com os 5000 passos (aproximadamente duas milhas) que por dia caminhava a média dos estadunidenses. Spurlock têm várias regras que regem seus hábitos alimentares:


  • Só poderá comer o "Super Size" se lhe perguntarem.

  • Só poderá comer coisas próprias do McDonald's, incluindo a água. Se o McDonald's não vende, ele não poderá comer.

  • Deverá provar tudo do cardápio, pelo menos uma vez do próximo mês.

  • Terá que comer todos os dias: Café da manhã, almoço e jantar. Sem desculpas.


No Segundo dia ele pede um quarteirão com queijo, fritas e refrigerante. Mogan Spurlock come pela primeira vez o tamanho Super Size, que leva cerca de uma hora para comer. A experiência foi o aumento de seu estomago durante o processo, que culmina com Spurlock vomitando no caminho de volta para casa.

Depois de cinco dias Spurlock havia ganhado quase 10 libras (4,5 kg). Não passa muito tempo antes que se encontre a si mesmo com uma sensação de depressão, e ele considera que seus episódios de depressão, letargia e dores de cabeça são causados pela comida do McDonald's.

A noiva de Spurlock, Alexandra Jamieson, fica preocupada com Spurlock por ter perdido muita da sua energia e desempenho sexual durante a sua experiência, devido aos elevados teores de gordura e carboidrato de sua dieta.

Próximo do vigésimo dia, seu médico particular, o doutor Daryl Isaacs lhe aconselha parar o que está fazendo de imediato para evitar qualquer tipo de graves problemas de saúde. Apesar desta advertência, Spurlock decide continuar com o teste.

Morgan Spurlock chega ao trigésimo dia com 95, 200 Kg. Depois de seis meses de deliberações, o juiz Swift recusou a ação judicial contra o McDonald's. O motivo? As duas garotas não conseguiram demonstrar que comer no McDonald's foi à causa dos males delas.

Após trinta dias Morgan Spurlock só comendo no McDonald's, ele engordou 10,8 kg, o fígado dele virou gordura, o colesterol subiu 65 pontos, a gordura corporal foi de 11% para 18%, abaixo da média nacional, que é de 22% para homens e 30% para as mulheres.

Quase dobrou o risco de doença cardiovascular, está 2x propenso a ter um colapso cardíaco e se sentiu quase sempre, deprimido e exausto.



O seu humor não mudava por nada, a sua vida sexual foi nula, ele sentia dores de cabeça terríveis quando não comia no McDonald's.


O exame de sangue final mostrou uma melhora, mais os médicos não estavam otimistas.



Os três médicos ficaram surpresos com o grau de deterioração da saúde de Spurlock. Um deles afirmou que era irreversível o dano causado ao seu fígado, que pode sofrer, além disso, um ataque ao coração, mesmo perdendo todo o peso ganho durante o experimento.

Mesmo assim, o impacto de nível desse processo teve forte repercussão. Escolas de Nova York, Texas e São Francisco, baniram refrigerantes adocicados e opções naturais saudáveis surgem por todo o lado, o McDonald's aderiu patrocinando eventos em prol da saúde e criando uma nova linha de salada. Ao mesmo tempo eles também criaram um dos sanduiches com mais gordura que já existiu o McGriddle é uma panqueca, que conquistou Morgan no Texas, mais tem tanta gordura quanto um Big Mac e mais açúcar do que um pacote de biscoitos do McDonald's. Uma Salada de Frango Hatch com molho tem mais calorias que um Big Mac e 51 gramas de gordura, 79% da sua necessidade diária.

Ofereceram 9 vezes a Morgan o Super Size, 5 telas foram no Texas. A dieta desintoxicaste da Alexandra normalizou o colesterol e o fígado dele em 8 semanas. Depois ele desistiu de ser vegetariano. Ele levou 5 meses para perder 9 Kg e mais 9 meses para perder os 2 Kg restantes.

Seis semanas depois do filme “Super Size Me” estrear no festival de Sundance, o McDonald's anunciou que iria eliminar as opções Super Size. Em maio lançaram: Seja Ativo! O Lance Feliz Adulto. Afirmaram que as decisões não estavam ligadas ao filme.


Look after the customer and the business will take care of itself”

- Ray Kroc (McDonald's Founder)

Por: Erick Barcellos




Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida


  • Uma busca por novos caminhos.

A educação física é uma disciplina de caráter teórico-prático que trata de assuntos relativos à cultura do movimento humano. No seu corpo de conteúdos podem ser abordados assuntos relacionados à saúde, valores éticos, sociais e políticos do corpo, da atividade física e do esporte, bem como a própria prática dos esportes, das danças, das lutas e dos jogos. A educação física deve proporcionar informações e estimular os estudantes à adoção de comportamentos favoráveis para a manutenção ou aprimoramento de componentes do estilo de vida relacionados à saúde. Para isso, se utiliza do processo de ensino-aprendizagem através de vivências sistematizadas de diversas dimensões da cultura do movimento humano. Está estruturada em componentes que contribuem para a saúde e qualidade de vida, no entanto diversas investigações têm questionado as suas intervenções “educacionais” no que se refere à garantia de um contexto que promova não só o desenvolvimento de habilidades físicas, mas também de habilidades cognitivas, afetivas, e sociais que por fim reflitam em comportamentos mais conscientes e positivos em relação à saúde e qualidade de vida.

Em nosso sistema de ensino, geralmente é caracterizada pela prática de exercícios físicos ou práticas esportivas desprovidas de um planejamento educacional com objetivos claramente estruturados, uma metodologia bem fundamentada e uma avaliação criteriosa. Isso contribui para construção de uma concepção técnico-esportiva que permanece hegemônica na educação física, reproduzindo e reforçando através do esporte, um modelo de homem e sociedade excludente, alienante e pouco significativo em termos de valores para a qualidade de vida.

Na educação física percebe-se, em determinados momentos e práticas, uma aversão ao teórico e a reflexão crítica e com isso ela perde o seu sentido mais amplo para vincular-se quase que exclusivamente ao modelo de esporte de rendimento.

De fato, a educação física praticada na maioria das instituições tem priorizado e enfatizado os conteúdos técnicos e fisiológicos das ciências do movimento humano, criando um estereotipo tecnicista e pouco significativo as suas intervenções. Entretanto, as diversas crises sofridas por essa área profissional, fizeram com que várias questões advindas da conscientização sobre a complexidade das ações humanas, fossem trazidas para essa área tão ampla do conhecimento humano.

Questões como saúde, ecologia, tecnologia e qualidade de vida passam a formar em alguns profissionais da educação física, uma visão mais ampla e sistêmica da complexa realidade presente nas relações e comportamentos humanos.

Essa nova visão de educação física requer multi e interdisciplinaridade, na tentativa de juntar os pedaços de um homem fragmentado, buscando a superação de uma concepção de ser humano essencialmente biológico para ser concebido segundo uma visão mais holística, onde se considera os processos históricos de ordem social, cultural, política, econômica e tecnológica. Nesse contexto, saúde e qualidade de vida não podem ser tratadas como constructos exclusivamente biológicos ou psicológicos.


  • Abaixo, estão alguns vídeos de propagandas que incentivam a qualidade de vida.


  • Dicas de alimentação para o stress.




  • Os Benefícios da Atividade Física - Drops Saúde.

  • Propaganda sobre, estilo de vida.

  • Alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar.

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