quarta-feira, 24 de novembro de 2010

História Da Vila Vintém

História Da Vila Vintém


   
A área onde, hoje, Vila Vintém está localizada, era pertencente ao Exército. Os primeiros moradores tiveram que pedir permissão aos militares para construir suas casas, que eram, quase sempre, de estuque e sapê. Não havia esgoto (usava-se sumidouros) e nem luz (a iluminação era através de velas e lamparinas); os fogões eram à lenha e havia apenas algumas “bicas coletivas”, onde os moradores apanhavam água com suas latas.

    Em 1939 foi construída a estação ferroviária de Moça Bonita, onde, antes havia apenas uma pequena parada do trem na estrada de ferro. Os trabalhadores da estação ferroviária começaram a povoar Vila Vintém, que recebeu esse nome por causa da distância do Centro, e por ser o local, um grande charco de água. Por isso, dizia-se que aquelas terras não valiam “nem um vintém”.

    Os trabalhadores que construíram os apartamentos situados na rua Marechal Falcão da Frota também vieram morar na favela, que crescia cada vez mais. Havia pouco comércio, apenas algumas mercearias e uma carvoaria; a luz chegou até a associação de moradores de onde era distribuída para toda a favela. O saneamento básico (água encanada e rede de esgoto) chegou no governo de Carlos Lacerda.

    Na década de 1950, a estação de Moça Bonita passou a se chamar "Padre Miguel" (e que acabou dando nome ao bairro), numa homenagem ao sacerdote Miguel de Santa Maria Mochon, que dedicou toda a sua vida à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Realengo. Toda a região de Moça Bonita ficou conhecida como “Padre Miguel”. Os problemas sociais aumentaram com o passar dos anos, e com a falta de presença do Estado nos bairros mais afastados do centro da cidade. Vila Vintém sofreu com o esquecimento e a ausência de políticas públicas para educação, saúde e lazer. Com essa realidade a favela cedeu ao pequeno tráfico de drogas, que se desenvolveu durante anos na comunidade até o surgimento da Falange Vermelha, que em seguida se tornaria Comando Vermelho, que durante anos passou a dominar as ações do tráfico de drogas na comunidade.























































Nenhum comentário:

Postar um comentário