quinta-feira, 25 de novembro de 2010

IMC (BMI em inglês) é a sigla Índice de Massa Corporal. O IMC é um cálculo que leva em consideração o peso corporal e a altura da pessoa . O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem peso a mais.
Os especialistas na matéria relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer várias doenças, entre elas, doenças do coração. É importante notar que não se toma em consideração a massa muscular quando se calcula o Índice de Massa Corporal.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Por exemplo:

- O André pesa 68 kg e mede 1,78 m
- então divide-se o peso em kg, pela altura ao quadrado;
- 68 : (1.78x1.78) =
- 68 : 3.1684 = 21.5

O IMC do André é de 21.5.

Tabela do IMC:

Peso baixo = inferior a 18.5
Peso normal = entre 18.5 e 24.9
Peso a mais = entre 25 e 29.9
Obesidade = 30 ou mais

O Índice de Massa Corporal é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, mas não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.
Uma pessoa pode ter o peso normal e, no entanto, ter um excesso de gordura e falta de massa muscular no corpo.
A distribuição ideal da composição corporal é de 20% de gordura e 80% de massa magra.
Esta massa magra é formada por músculos, ossos e órgãos. Como, em regra, os ossos e órgãos não mudam de tamanho, a variação da massa magra reflete a variação da massa muscular.
Uma mulher de 1,59 m de altura, que pesa 55 quilos, tem um peso normal. Mas, se sua composição corporal for de 35% de gordura e 65% de massa magra, ela apresenta um excesso de gordura no corpo e falta de músculos. A esta percentagem de gordura, dá-se o nome de 'índice de gordura', por vezes também referida como 'percentual de Gordura (%G)' . Para o cálculo desta variável, terá que recorrer ao seu médico ou nutricionista. Não é possível, ao contrário do IMC (índice de massa corporal), calculá-la você mesmo. Mas o processo é simples e rápido, feito, por exemplo, através do teste da bio impedância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário