QUALIDADE DA ÁGUA
A Gerência de Controle de Qualidade de Água – GCQ com sede à Rua Dr. Otavio Kelly, 110 Tijuca – Rio de Janeiro é o Órgão da CEDAE responsável pelo monitoramento e Controle de Qualidade da água produzida e distribuída na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A CEDAE atende rigorosamente os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, realizando o monitoramento da Água na rede de distribuição e nos mananciais utilizados pelas Estações e Unidades de Tratamento . A GCQ dispõe de uma força de trabalho de 222 colaboradores e uma frota de 18 veículos leves e pesados, destacando-se o Laboratório Móvel para atendimentos rotineiros e emergenciais que se façam necessários.
A GCQ trabalha 24 horas por dia para garantir a Qualidade da Água produzida e distribuída, para tanto, realiza coletas de amostras de água ao longo de toda a rede de distribuição, onde são priorizados os locais de maior consumo, entre os quais, destacam-se hospitais, shoppings e escolas.
Mensalmente, são realizados aproximadamente 30.000 análises, entre parâmetros, Hidrobiológicas, Microbiológicos, Químicos e Físico-Químicos.
Ações de atendimento rápido e eficiente realizadas por equipes especializadas, conjuntamente com os Distritos Regionais de Água e Esgoto, visam à resolução imediata das anormalidades que possam advir na rede de distribuição da CEDAE.
Todo monitoramento realizado pela Gerência de Controle de Qualidade nos 26 Sistemas de Produção, 27 Mananciais e nos 15 mil quilômetros da Rede de Distribuição, são encaminhados às Vigilâncias Sanitárias do Estado e Municípios da Região Metropolitana, que são os órgãos fiscalizadores da qualidade da água distribuída pela CEDAE à população.
A CEDAE disponibiliza os resultados das análises da Água Tratada distribuída, na conta de água enviada para seus clientes. Assim como no link Qualidade de Água e em planilhas afixadas em nossa Sede. Semestralmente, são divulgados na Imprensa Oficial e em Jornais de grande circulação, todas as Análises de Água realizadas pela CEDAE।
Rio Guandú que abastece 2/3 do estadoMensagem CENTROPOMUS em 1/11/2008, 1:05 am
"RIO - A água que abastece dois terços do estado se apresenta em duas cores antes de ser tratada na estação do Rio Guandu, da Cedae: o preto do esgoto e o verde da floração de algas, que em alguns casos podem conter cianobactérias com toxinas. O cenário foi observado em sobrevôo realizado por repórteres do GLOBO na segunda-feira.
Segundo a coordenadora do Instituto de Biofísica da UFRJ, Sandra Azevedo, as imagens sugerem a presença de intensa floração, mas só é possível saber se há toxinas após análise microbiológica. A Cedae informou que, nas coletas feitas pelo órgão, os resultados não indicam a presença de toxinas.
O sobrevôo foi feito com o biólogo Mário Moscatelli, um ano após a Cedae anunciar a transposição dos afluentes mais contaminados do Rio Guandu - Queimados, Poços e Ipiranga - para depois da zona de captação da estação. Na ocasião, a companhia prometeu iniciar as obras este ano, mas nada foi feito. Agora, o presidente da Cedae, Wagner Victer, diz que vai licitar o projeto em 180 dias. "
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK9AE-ihAk8kFArNWrJ51GHm2ALxkbfbFP5LuEMaVrujtkAsjYhMcTloR-WxG0bR5mG-l_NMCr-ZD9PHRMGOaiDhmwmQ51v0QmMBY7c4UMPdCCJxUcla-Wo4UZ5Q8By9rfFefFx7nV1psU/s320/30_MHG_RIO_guandu.jpg)
Abastece 2/3 do Estado, é o mais poluído.
Alguém teria notícia de algum peixe neste "Rio",pois está mais para esgoto a céu aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário