sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reduzir, Reutilizar e Reciclar


Exatas turma 2003


Hoje em dia com a onda de sustentabilidade, tem-se por direito pensar sempre em reciclar, reduzir e reutilizar que são os 3R para que haja um meio ambiente mais sustentável. Visando este contexto abordaremos neste blog a concepção da onda ecológica. Mas, como podemos Definir os 3R ?

Reduzir: O ideal é que não exista o lixo, mas isso é impossível. O eu podemos fazer é diminuir o consumo de lixo. Mas como?

1) Quando fizer compras num supermercado o consumidor pode escolher produtos que venham com menos embalagens ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Pode ainda levar os produtos para casa em uma bolsa de compras própria, evitando o uso de muitas sacolas plásticas.

2) Não desperdiçar alimentos. Devemos colocar somente o que vamos comer no prato.

3) Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor;

Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável.

Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;

Quando for fazer compras nos supermercados e feiras, leve a própria sacola ou reutilize as sacolinhas das compras como sacos de lixo;

Evite comprar produtos embalados em garrafas de plástico, preferindo, sempre que possível, garrafas de vidro;

Compre o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos.

Reutilizar: É dar novo uso a um material que já foi usado. Para isso tem que ter muita imaginação. A seguir podemos ver como podemos enfeitar nossas casas para o Natal.

Artesanatos que podem ser confeccionados a partir de garrafa PET ou vidros de embalagens enfeitadas.

O grupo de exatas no dia 17de novembro de 2010 confeccionou uma árvore de natal feita de latinhas de alumínio. Abaixo seguem as fotos do grupo :

Foto da pintura das latinhas


Foto da montagem das latinhas em árvore de Natal


Árvore de Natal de latinha de alumínio pronta

RECICLAR: Transformar de modo artesanal ou industrial um produto usado em um novo produto, igual ou diferente do original. Essa transformação deve ser química e/ou física, daí a diferença do reaproveitamento que não altera a matéria de maneira tão profunda e a reciclagem altera o produto.

Os benefícios da reciclagem são muitos: economia de matéria-prima, de energia e de água. Porém, as dificuldades também são são muitas. Cada material deve ir para uma fábrica diferente, o que demanda um esquema de separação anterior à coleta (que nesse caso tem que ser diferenciada) ou depois da coleta (quando o material sujo perde parte de seu valor de comercialização). Além disso, nem todas as regiões possuem fábricas que façam a reciclagem de todos os materiais e aí nem sempre adianta separar.

Esquema de processo de reciclagem do Pet


Esquema de processo de reciclagem do alumínio


Para que se tenha um produto de qualidade reciclado, tem-se que ter uma coleta seletiva.

Mas, o que é coleta seletiva ? É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc...

Quando refletimos sobre a questão do lixo verificamos o quanto é interessante que cada um de nós faça a diferença de não jogar lixo nas ruas, nos rios, estações de trem, etc.

Mas, será que o Bairro de Padre Miguel está atento para os 3 R ?

Coleta seletiva: Segundo o site da Comlurb, já acontece a coleta seletiva no bairro de Padre Miguel.

No site da COMLURB, sobre coleta seletiva está escrito:

" Os bairros da Zona Sul, além da Tijuca, Praça da Bandeira, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí, Maracanã, Santa Teresa, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Curicica, Taquara, Tanque, Freguesia, Praça Seca e Vila Valqueire. Na Zona Oeste, o serviço está presente em Campo Grande e Bangu (nos sub-bairros de Vila Kennedy, Parque Leopoldina, Padre Miguel e Jabour)."

Para saber se sua rua tem coleta seletiva, basta colocar o nome da mesma no site ou se informar através do telefone (21) 2204-9999 é possível conferir os dias e horários da coleta. O tele-atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.

Ligamos para este telefone e demos o nome de duas ruas de Padre Miguel que foi Figueiredo Camargo e Sul américa. Pelo telefone nos foi informado que estas ruas não estão cadastradas para coleta seletiva. Mas se quiser que sua rua seja cadastrada, basta solicitar por este mesmo telefone o cadastramento. Eles cadastram a rua e vêem a possibilidade de ser implantada a coleta seletiva. A partir daí é gerado um número de protocolo e uma vez ou outra pode ligar para se informar se a coleta seletiva vai ser implantada ou não na sua rua.

Mas, se guardarmos os nossos lixos recicláveis, onde podemos depositar nas mediações de Padre Miguel ?

Buscando do GOOGLE achamos alguns lugares

a) Projeto Social Larte de Reciclar - Padre Miguel - Todos os materiais - TEL,: 33329506/ 8885 5773

Ainda há lugares próximos como Bangu

a) Amigos da Natureza e reciclagem - Bangu - PET, Plásticos em geral, papel, papelão e latinha -Tel.: 2405 2621/34671632

b) Contracom PRS -C - Bangu - PET, Plásticos em geral - Tel.: 3356 71127 87380585

Mas e as pilhas e baterias... o que fazer com as velhas e usadas ?

Pela legislação é obrigação das empresas de celular e pilhas recolhê-las. Ainda existem depósitos especiais para isso que geralmente ficam em locais públicos ou grandes lojas. Mas, infelizmente isso não existe no bairro de Padre Miguel. Entretanto, esse tipo de lixo necessita de uma atenção especial por conter substâncias nocivas para o meio ambiente. No bairro de Padre Miguel ainda temos muito que aprender sobre como não poluir o ambiente com lixo. A seguir, segue algumas fotos tiradas das ruas de Padre Miguel:

Foto enviada pelo leitor João Batista Barbosa

Rua Bom sossego (prédio do antigo ''esqueleto'')

Lixos jogados nas ruas aumentam o risco de doenças, enchentes e acidentes. Temos que nos conscientizar em não jogar lixo nas ruas.

Um comentário: