quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Humanas 1005

O inicio de padre miguel
O nome do bairro homenageia o Padre e Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon, espanhol da Andaluzia, vigário de Realengo. Nascido em 1879, Padre Miguel foi o reformador da Igreja Nossa Senhora da Conceição e o criador da primeira Escola Regular da Região, estendendo suas viagens de catequização aos engenhos de N. Sra. da Conceição da Pavuna e do Botafogo, pelo chamado “Caminho do Padre”.
Padre Miguel, além de incentivar o teatro amador, foi o segundo personagem da Cidade do Rio de Janeiro a exibir filmes de curta duração - sua casa paroquial transformou-se em sala de projeção e cinema de referência local. Esse notável personagem veio a falecer no ano de 1947, e seus restos mortais estão, desde 1957, no cemitério do Murundu (DE MYRO-ND-HUÚ, “Lodo Revolto”), o único da região entre Realengo e Senador Camará. 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
 
 
RESTOS MORTAIS DO PADRE
 
História do bairro de padre miguel
O bairro de Padre Miguel localiza-se na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É lá que se situa a escolas de samba Mocidade e Unidos de Padre Miguel. Nos finais de semana, outra atração é o Ponto Chic, reduto boêmio do bairro. O nome Padre Miguel homenageia monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon (1879-1947), considerado o maior benemérito da região desmembrada de Realengo em meados do século 20.  
outro fato histórico que dura até hoje é:
Conjunto habitacional Dom Jaime Camara
Maior conjunto habitacional da América Latina, com 180 blocos e sete mil apartamentos, o Dom Jaime Câmara, localizado entre os bairros de Bangu e Padre Miguel,começa a ficar de cara nova. Por causa de um programa de reformas da Secretaria estadual de Habitação, os prédios estão começando a receber uma série de melhorias, como revestimento e pintura de fachadas, conserto de telhados, impermeabilização de caixas-d’água e revisão das instalações elétricas e da rede de esgoto.

O conjunto, construído em 1972, nunca havia passado por uma reforma. A previsão é de que os trabalhos terminem em outubro de 2010, beneficiando cerca de 35 mil moradores. O programa da secretaria prevê recuperação de 35 conjuntos, sendo seis deles na Zona Oeste. Segundo Leonardo Picciani, secretário estadual de Habitação, os conjuntos do Sapo, em Senador Camará, e Moça Bonita, em Padre Miguel, serão os próximos a passar por reformas.

 
O conjunto Dom Jaime Camara antes da reforma
 
E depois da reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário